sábado, 10 de novembro de 2012

1º ALBUM-= MINHA PARTICIPAÇÃO ATIVA NO EDA

ESQUADRILHA DA FUMAÇA -- A Revist@-do-@R oferece com muito orgulho este espaço cativo à Esquadrilha da Fumaça, numa justa homenagem a sua qualidade ímpar, de quem melhor do que ninguém representante o nosso País, levando a nossa bandeira e a raça de um povo aos quatro cantos do mundo! Aqui, você encontrará também um resumo de sua história repleta de eventos memoráveis, alguns muitos marcantes, dos quais tivemos a honra de participar ao longo de duas décadas de uma história gloriasa que vem sendo escrita há mais de meio-século, por competentes Pilotos, Mecânicos e Máquinas!
Formada no Brasil, quase que discretamente pelos nossos próprios pilotos, a Esquadrilha deu seus primeiros passos (ou vôos), no ano de 1952, utilizando os aviões Norte-American conhecidos popularmente como T-6, que estavam sediados na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro, na época Academia da Força Aérea Brasileira. A pulverização do óleo deu a esse grupo o nome popular de Esquadrilha da Fumaça. Em 1969, foi incorporado o Fouga Magister mas como não podia operar em campos de terra, logo voltaram à arena os consagrados T-6. No fim de 1977, foi a vez do T-6 (foto abaixo), se aposentar. A Esquadrilha só retornou em 1982, desta feita como esquadrão permanente da nossa força aérea. A equipe foi equipada com o EMB-312 Tucano, produzido pela Embraer, aparelho de grande prestígio também, no exterior. Com a mudança de equipamento, a sede também trocou o Rio por Pirassununga-SP, onde está sediada a Academia da Força Aérea.
Como jornalista e amigo de dezenas de pilotos e mecânicos que ajudaram a escrever essa longa e brilhante trajetória da Esquadrilha da Fumaça, além da honra de tê-los como amigos, tive o privilégio de voar três vezes em seus aviões, inclusive no atual T-27 Tucano.O primeiro vôo foi no velho T-6 sob o comando do Cel. Braga, foto à esq.), já falecido. A história do Cel Braga, está intrinsecamente ligada à própria história da Fumaça. E vice-verso. Por isso, quando se fala desse grande esquadrão, não se poder deixar de agradecer e reverenciar o nome do seu maior "Às" de todos os tempos: Coronel Antonio Arthur Braga.


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