sábado, 10 de novembro de 2012

AMPARO, A CIDADE CENÁRIO (1)

"Velhos casarões, lindas fazendas, fazem de Amparo uma cidade repleta de cenários vivos, que retratam  os áureos tempos do Barões do café. Esse rico patrimônio, atualmente é muito utilizado para a realização de grandes filmes e novelas que marcam época nas grandes redes de Televisão. 
.CITY TOUR - O city tour constitui num passeio pelos principais eixos formadores da cidade. Nesse trajeto podem ser vistas diversas casas, sobrados, edifícios, chácaras e igrejas de diferentes épocas da formação da cidade. hotéis campestres. Com destaque para a Catedral Nossa Senhora do Amparo e suas residências ao redor; rua XV de novembrocom destaque para a casa onde nasceu Franco da Rocha, a casa onde morou Bernardino de Campos e Francisco Prestes Maia; igreja do Rosário e Museu Histórico Bernardino de Campos.
Mas as grandes atrações do município são suas fazendas, entre as quais muitas se destacam, como a
FAZENDA ATALAIA,
que alia cultura, ecologia e gastronomia. Essa fazenda oferece ao visitante um belo cenário do turismo rural do município. Nela você pode participar da ordenha das vacas leiteiras, alimentar os animais, conhecer o processo de beneficiamento do café; fazer uma caminhada passand
o por plantações, mata nativa, casas de pedra e antigo leito de estrada de ferro da Companhia Mogiana, além de saborear um delicioso café com produtos da própria fazenda.
FAZENDA ENGENHO DAS PALMEIRAS -
Propriedade de grande beleza e singularidade, serviu de cenário para as gravações da novela "O Rei do Gado" da TV Globo.Com belíssimas pinturas do início do século XX nas paredes internas e nos tetos da casa sede é a única fazenda na região que funcionou um antigo engenho de cana de açúcar. No interior da sede encontra-se também móveis, lustres e outros objetos da época áurea do ciclo do café. FAZENDA SÃO
SEBASTIÃO- com cenário cinematográfico, já foram gravados vários comerciais e minisséries para TV, entre eles o filme "A Carne" (romance erótico de Júlio Ribeiro, 1977) e a novela "Os Imigrantes" (Tv Bandeirantes, 1985). Hoje ela conta com um dos restaurantes mais procurados pelos visitantes, servindo pratos sofisticados em um local rústico e original, numa antiga casa de colono. Além de deliciar saborosos pratos o visitante ainda pode descansar em uma rede sobre a sombra das árvores ou descontrair-se num passeio de pedalinhos.. MUNDÃO DE TRILHAS - Localizada nos últimos contrafortes da Serra da Mantiqueira, a Reserva Ecológica Mundão das Trilhas, como a Serra dos Feixos, com mais de 314.000 m² de área verde onde se pode percorrer mais de 5 Km de trilhas espalhadas em 25 percursos diferentes. Com níveis de caminhada leve, média e forçada é um ótimo local para apreciar a natureza passando por riachos, vales, piscinas naturais e cavernas. Além de oferecer uma área para camping e prática de esportes radicais como rapel e tiroleza SÍTIO DUAS CACHOEIRAS - O Sítio Duas Cachoeiras é uma área rural localizada na região da Mantiqueira. Desde 1985, a equipe do SDC, formada por professores, biólogos, agrônomos, veterinários e pedagogos, vem desenvolvendo Projetos Educacionais de forma interdisciplinas e transdisciplinar. Considerando a pratica pedagógica como extensão das realidades sociais, culturais e ambientais, o Sítio procura criar propostas de trabalho que estimulem o espírito de criação e de pesquisa no educando. Com o intuito de sensibilizar e estudar a diversidade dos temas, e a riqueza dos elementos, foram delineados vários projetos educacionais.
CHÁCARA N.S.de FÁTIMA - Fica no Condomínio "Monte Castelo", a 3km do centro de Amparo. Faz divisa com a Fazenda Paraíso, onde foi gravada a novela "Os Imigrantes". A chácara é dotada de boa área de lazer e localizada num local de onde se descortina ampla e privilegiada vista desta bela região do Circuíto das Àguas.

Um comentário:

garcia.morrone disse...

Parabéns pelo blog! Só uma correção, a novela Os Imigrantes, da qual estou acompanhando a reprise pela TV Brasil, foi originalmente filmada em 1981 e 1982. Poste sobre mais lugares, por favor, tais como a casa de Antonio De Salvio, que, na história seria na Av. Paulista em São Paulo e a vila onde moraram o professor Amadeu com a Nina. Muito obrigado, desde já.