sábado, 10 de novembro de 2012

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA - (2)

"Com seus velhos casarões, retratos de uma época que não volta mais, Amparo emerge para o futuro, confiante na força de um povo que não parou no tempo!" Amparo, o Portal do Circuíto das Águas...
Passeando a pé pela cidade você vai conhecer parte de Amparo, que também justifica este "slogan": “A Capital Histórica do Circuito das Águas”. Verá que ela justifica esta denominação. Quem viajou pelo interior do Estado de São Paulo constatou que a grande maioria das cidades descaracterizou, quase que na totalidade, a sua paisagem urbana do passado. Em Amparo deu-se o contrário. Quer pela ação protetora do Condephaat, quer pela ação consciente da sua população, boa parte da cidade do passado foi preservada. Assim, pudemos guardar para nós mesmos e para o futuro, o testemunho daquilo que nos precedeu. A cidade nasceu oficialmente em 8 de abril de 1829 quando foi elevada a Capela Curada. Sua fundação real, entretanto, esconde-se no final do século XVIII. Na verdade está a caminho dos seus 200 anos. Fragmentos desses tempos não existem mais na zona urbana. No entanto, das edificações e do traçado urbano do século XIX, dos tempos da implantação das lavouras cafeeiras no município, dos tempos do apogeu e decadência dessa cultura, muito pode ser constatado. Das casas de porta e janela aos palacetes, dos edifícios religiosos aos prédios dos hospitais, das ruas de paralelepípedos aos jardins, tudo respira uma atmosfera coerente e uniforme. Nessa paisagem constata-se o gosto pela tradição clássica que permeou todo o século XIX e início do século XX e que selou, definitivamente, o lugar comum entre o urbanismo e a arquitetura. Marcaram época as chamadas da Rádio Cultura Municipal-FM (foto à dir.), convidando os turistas a virem conhecer as atrações de Amparo, especialmente, a que destacava a parte histórica da cidade:                  

NOSSO AGRADECIMENTO A AMPARO:

Nesta homenagem que a familia Kirsten presta à cidade de Amparo e a sua laboriosa população, além de merecida, está acompanhada da nossa mais sincera gratidão. Nossa família sempre foi acolhida e respeitada pelo povo desta terra amparado pelo manto sagrado de N.S do Amparo. Por outorga da nossa colenda Câmara Municipal, fomos honrados com os titulos, de Cidadão Amparense e Cidadão Benemérito. Durante 20 anos tivemos o privilégio de dirigir a Radio Cultura-FM - primeira emissora municipal do estado de São Paulo, e a segunda do Brasil, e sempre procuramos usar seus microfones para as boas causas e sobretudo para divulgar as belezas de Amparo abertas ao mundo! Criamos slogans controvertidos, e outros bem acolhidos como Amparo o portal do Circuíto das Águas, e por último: Amparo a capital histórica do Circuito das Águas. Aqui nesta bela estância já estamos há cerca de três décadas. Este blog foi aberto para mim, pelo meu filho Roberto, na cidade de Dallas (TX) e hoje leva o nome de Amparo para todos os Continentes do Mundo, pois daqui é comandado e inspirado diáriamente. Vários são os motivos que nos ligam a esta acolhedora cidade e ao seu povo, do qual orgulhosamente fazemos.parte. Com a nossa sincera amizade e eterna gratidão!

-Fim-

Nenhum comentário: